Reflexão sobre o filme “O lar das crianças peculiares”, de Tim Burton

Hoje é dia 29/05/2017 e eu resolvi escrever algo diferente aqui no blog. Espero que gostem: Ontem, com alguns amigos, fui visitar um amigo e acabamos assistindo a um filme do Tim Burton. Ele sempre me surpreende com seu cinema fantástico recheado de temas que nos fazem questionar a realidade como tal.

O nome do filme no Brasil é “O lar das crianças peculiares” e muito ele me fez pensar questões extremamente atuais, intrigantes e peculiares… e eu gostaria de nos propor sentir como estas palavras ressoam em nosso ser:

  • Nós nos escondemos atrás do que achamos que somos com medo da rejeição pré conceitual culturalmente perpetrada e reforçamos o poder dos preconceitos em que acusamos sempre o outro, mas nunca a nós mesmos, as “pobres” vítimas.
  • A falta de ação perante as adversidades da vida é prerrogativa de um gozo inconsciente que nos enclausura em porões de uma ampla morada que somos.
  • O conhecimento nos expande, mas pode, também, nos impedir a evolução, se estanque.
  • Nós vivemos em uma fenda espaço-temporal. A fenda kármica. É como um software que roda em nossas mentes e nos aprisiona em crenças que nós mesmos criamos. Diferente do filme, e aí está a sacada de Tim Burton, buscamos a saída para onde o tempo linear e o espaço corporal não nos limitam, pois são ambos, inevitavelmente, ilusórios e manipuláveis. Presos à fenda, repetimos os dias como se o script não pudesse ser alterado. Como se o passado e o futuro não se movimentassem continuamente em nossas mentes. Como se a rotina do suposto conforto nos fosse o bem mais precioso, mas é tampão e nos deixa à mercê da razão… e da angústia…

 

Saudações,

 

Felipe Abras

2 comentários em “Reflexão sobre o filme “O lar das crianças peculiares”, de Tim Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s